Cada vez mais se ouve falar sobre o termo “chocolate bean to bar”, mas você sabe o que isso significa?
Quais informações você sabe sobre a última barra de chocolate que comeu? Algumas questões relacionadas à espécie do cacau, região de onde ele foi colhido, quem colheu, modo de preparo e quais outros ingredientes compõem a barra não costumam estar em evidência na grande maioria dos chocolates comercializados em larga escala.
Por outro lado, quando você compra um chocolate bean to bar (do grão à barra), significa que a marca do produto se preocupa em acompanhar todas as etapas de produção da barra, desde a colheita até os meios comerciais, garantindo sabores finos e diversificados, produtos mais saudáveis e agregação de valores aos produtores do cacau. Além, claro, da sustentabilidade e outros valores ambientais.
O chocolate bean to bar é mais saudável?
Sim! Chocolates comercializados em grande escala são feitos de safras de cacau diferentes. Para que haja uma padronização no sabor, textura, cor e cheiro da barra, a receita tradicional é alterada com a adição de corantes, conservantes e aromatizantes artificiais. Além de uma proporção bem maior de açúcar.
Já o chocolate bean to bar consegue entregar um sabor mais puro do cacau. Isso porque a sua composição costuma ser mais saudável, com menos açúcar, gorduras hidrogenadas, e outros ingredientes artificiais. A receita sempre será simples, saudável e respeitosa às notas de cada espécie de cacau.
Quais são os diferenciais do chocolate bean to bar?
O grande diferencial desse chocolate, está na diversidade de sabores e aromas que ele pode oferecer. Por exemplo, se uma safra foi colhida com tons mais cítricos do cacau, esse sabor será respeitado e comercializado sem alterações na receita, visto que o cliente sempre será notificado sobre o produto, podendo optar por outras barras de outras safras.
Outro diferencial muito importante é que os chocolatiers sempre estão em busca de levar para os seus clientes novas descobertas e sabores em suas receitas, sem alterar sua composição.
Ou seja, o bioma de onde o cacau foi cultivado, a espécie, o tempo de fermentação, torra e refinamento do fruto conseguem dar sabores e aromas únicos e exclusivos para o chocolate.
Por isso, cada vez mais as diversidade das espécies, locais e modo de produção vêm sendo estudados por esses profissionais que descobrem notas mais delicadas, mais amendoadas, mais frutadas ou mais terrosas e oferecem aos seus clientes.
O chocolate Bean to bar é sustentável?
Quando dizemos que a marca acompanha o processo de produção do chocolate, estamos falando de processos bem iniciais, como cultivação e colheita. Para preservar o meio ambiente, que também é o lar dos produtores de cacau, as marcas de chocolate bean to bar utilizam técnicas sustentáveis de reflorestamento e agroextrativismo.
Lembramos que, para seguir esse novo conceito de produção de chocolate, as empresas que comercializam optam por grãos de origem única, por isso, conservar as florestas de onde o cacau é cultivado é fundamental para sua produtividade.
Chocolates bean to bar da Amazônia
Quer conhecer as mais deliciosas variedades de cacau e cupuaçu nativos do Brasil? Conheça a De Mendes: Especialista em chocolates bean to bar com terroir amazônico, feitos a partir da seleção de cacau e cupuaçu nativos, com excelência sensorial.
Como a Amazônia comporta variados biomas, o local específico em que o fruto foi colhido e o pré-processamento das amêndoas fazem toda a diferença no sabor de cada chocolate em barra produzido de forma sustentável pela De Mendes e as comunidades parceiras.
A colheita e o pré-preparo da matéria-prima dos nossos chocolates são realizados por comunidades tradicionais, tais como indígenas, quilombolas, caboclos, ribeirinhos e agricultores familiares, que recebem capacitação diretamente do chocolatier. Essas parcerias representam a verdadeira essência da Chocolates De Mendes e transparecem no sabor e na qualidade do nosso produto final.
Conheça nossa linha de chocolates e cupulates, disponíveis na loja virtual, assim como as diferentes origens e histórias das comunidades parceiras da De Mendes.
留言