Chocolates e cupulates De Mendes: o gosto
da biodiversidade da Amazônia
A produção de um chocolate com terroir amazônico é a especialidade da De Mendes. Todos os produtos são elaborados a partir da seleção de cacau e cupuaçu nativos, com excelência sensorial. Como a Amazônia comporta variados biomas, o local específico em que o fruto foi colhido e o pré-processamento das amêndoas faz toda a diferença no sabor de cada chocolate em barra produzido de forma artesanal e sustentável pelo chocolatier César De Mendes.
A colheita e o pré-preparo da matéria-prima dos nossos chocolates são realizados por comunidades tradicionais, tais como indígenas, quilombolas, caboclos, ribeirinhos e agricultores familiares, que recebem capacitação diretamente do chocolatier. Essas parcerias representam a verdadeira essência da Chocolates De Mendes e transparecem no sabor e na qualidade do nosso produto final.
Conheça nossa linha de chocolates e cupulates, disponíveis na loja virtual, assim como as diferentes origens e histórias das comunidades parceiras da De Mendes.
Chocolate Sakaguchi ao Leite - 47% Cacau
Coordenadas geográficas do local de colheita do cacau:
02° 24′ 53″ S | 48° 08′ 60″ O
Plantado em sistema agroflorestal por Francisco Wataru Sakaguchi, o cacau colhido em Tomé-Açu, no Pará, apresenta suaves notas de frutas secas, madeira e castanhas. Esta barra é resultado da “Agricultura Natural” aplicada na propriedade da família Sakaguchi, em que são consideradas as relações físicas sutis e os vínculos espirituais envolvidos no cultivo do alimento. O conforto sensorial do chocolate ao leite é alcançado pelas mãos do chocolatier De Mendes, que preza pelo equilíbrio dos ingredientes para trazer uma nova percepção ao tradicional Sakaguchi.
Origem do Cacau: Tomé-Açu - Pará - Amazônia - Brasil
SAKAGUCHI AO LEITE
47% CACAU
Chocolate Bom Jardim - 63% Cacau
Coordenadas geográficas do local de colheita do cacau:
01° 37′ 39.06′′ S | 48° 27′ 43.95′′ O
Com nota cítrica complexa, mel e flor, as amêndoas de cacau da variedade Maranhão desta barra foram fermentadas de forma primorosa pela Comunidade Bom Jardim, localizada às margens do Rio Acará, em Barcarena, no Pará.
Os irmãos Manoel do Carmo (Xiba), Raimundo e João Monteiro da Silva representam os ribeirinhos do Bom Jardim através de sua dedicação, resiliência e busca pela excelência.
Origem do Cacau: Barcarena - rio Acará - Pará - Amazônia - Brasil
bom jardim
63% CACAU
Chocolate Vale do Jari - 65% Cacau
Coordenadas geográficas do local de colheita do cacau:
01° 37′ 39.06″ S | 48° 27′ 43.95″ O
O cacau nativo utilizado nesta barra provém de densas florestas primárias de diferentes unidades de conservação do Vale do Jari. Constantemente ameaçada pela atividade humana, a região de aproximadamente 2 milhões de hectares tem grande importância social e ambiental. Nesta imensidão verde, pequenas comunidades atuam como mantenedoras dos recursos naturais utilizando técnicas sustentáveis no agroextrativismo de produtos florestais. Com flora e fauna exuberantes, o Vale do Jari revela sua biodiversidade neste chocolate de textura macia e sabor único, que remete a nozes e frutas desidratadas.
Origem do Cacau: Vale do Jari - Pará - Amazônia - Brasil
VALE DO JARi
65% CACAU
Chocolate Yanomami-Ye'kwana - 69% Cacau
Coordenadas geográficas do local de colheita do cacau:
03° 33′ 22.9′′ N | 63° 10′ 20.1′′ O
Como o próprio nome já diz, o cacau desta barra é colhido na Terra Indígena Yanomami, mais precisamente ao longo das margens dos rios Uraricoera e Toototobi, nos estados de Roraima e Amazonas, fronteira com a Venezuela. Essa variedade de cacau, ainda não identificada, é pré-processada pelos povos indígenas Yanomami e Ye'kwana. Esse é um chocolate extremamente saboroso. Apresenta um doce de amêndoa delicado e prolongado, que lembra banana in natura e sabor de chocolate. O Chocolate Yanomami-Ye’kwana é equilibrado e apresenta uma textura que permite distribuição lenta na boca.
Origem do Cacau: Terra indígena Yanomami - Roraima - Amazônia - Brasil
Yanomami-Ye'kwana
69% CACAU
Chocolate Paiter Suruí - 70% Cacau
Coordenadas geográficas do local de colheita do cacau:
11° 05′ 32,3″ S | 61° 19′ 22,6″ O
O cacau proveniente da Terra Indígena Sete de Setembro, na fronteira entre os estados de Rondônia e Mato Grosso, é colhido por famílias do povo Paiter Suruí (“Gente de verdade”). A incipiente e limitada produção de amêndoas nas aldeias e o processo intuitivo conduzido pelo chocolatier César De Mendes, inspirado nos aspectos espirituais dos Paiter Suruí, fazem desta barra uma raridade. O perfumado chocolate carrega os saberes ancestrais e os efeitos da preservação cultural e florestal, transformadores tanto para quem o consome quanto para quem o produz.
Origem do Cacau: Terra Indígena Sete de Setembro - Rondônia - Amazônia - Brasil
paiter suruí
70% CACAU
Chocolate Mulheres da Floresta - 72% Cacau
Coordenadas geográficas do local de colheita do cacau:
02° 33′ 57″ S | 49° 31′ 37″ O
Colhidas em Barcarena, às margens do rio Arauaia, no Pará, as amêndoas de cacau nativo de várzea baixa, apresentam aroma sutil e prazeroso, com fermentação perfeita, que suaviza a adstringência e a acidez do cacau. Este chocolate é resultado da resiliência e integração com a natureza de um pequeno grupo de mulheres da floresta, que manejam com maestria uma área de mais de 200 hectares.
Origem do Cacau: Arauaia - Rio Arauaia - Pará - Amazônia - Brasil
mulheres da floresta
72% CACAU
Chocolate Mocajuba - 74% Cacau
Coordenadas geográficas do local de colheita do cacau:
02° 33′ 57′′ S | 49° 31′ 36′′ O
Colhido por ribeirinhos nas terras da família Maia, o cacau desta barra apresenta características resultantes do sistema agroflorestal da produção às margens do rio Tocantins, na ilha de Tauaré, em Mocajuba. A resiliência da matriarca Nilce Maia e a dedicação de suas três filhas impulsionam esta atividade de impacto, que resgata a cultura local do cacau, unindo propósito e sustentabilidade. Além do aroma doce e do sabor agradável, o chocolate traz em suas raízes a história brasileira, já que foi em torno de Mocajuba um dos primeiros marcos da exportação de cacau do Brasil para a Europa no século XVIII.
Origem do Cacau: Mocajuba - Rio Tocantins - Pará - Amazônia - Brasil
mocajuba
74% CACAU
Chocolate Acará-Açu - 75% Cacau
Coordenadas geográficas do local de colheita do cacau:
01°47' 23.0" S | 48° 17' 35.8" O
Colhidas pela comunidade Acará-Açu, situada às margens do rio Acará, no Pará, as amêndoas de cacau desta floresta de várzea apresentam características sensoriais diferenciadas devido à complexidade do solo e do microclima da região. Elas são pré-processadas por uma comunidade de ribeirinhos agroextrativistas, que tem como líder comunitário Zeno Gemaque, exímio carpinteiro, responsável pelo padrão dos cochos de fermentação e secagem do cacau utilizado pela De Mendes.
Origem do Cacau: Acará - Rio Acará - Pará - Amazônia - Brasil
acará-açu
75% CACAU
Chocolate Sakaguchi - 78% Cacau
Coordenadas geográficas do local de colheita do cacau:
02° 24′ 53′′ S | 48° 08′ 60′′ O
Plantado em sistema agroflorestal por Noburu Sakaguchi, pai do agricultor Francisco Wataru Sakaguchi, o cacau, colhido em Tomé-Açu, no Pará, apresenta notas de frutas secas, madeira e castanhas. Francisco aplica a prática artística e espiritual da “Agricultura Natural” em sua propriedade, um sistema holístico guiado pela sabedoria intrínseca da natureza, que procura entender as relações físicas sutis e os vínculos espirituais que existem entre todos os elementos envolvidos no cultivo do alimento: a terra, o sol, a chuva, o vento, o agricultor, as pessoas que consomem o alimento e a sociedade em que vivem. Seu propósito é nutrir a saúde e o bem-estar de todos os elementos.
Origem do Cacau: Tomé-Açu - Pará - Amazônia - Brasil
sakaguchi
78% CACAU
Chocolate Xiba - 81% Cacau
Coordenadas geográficas do local de colheita do cacau:
02° 33′ 57″ S | 49° 31′ 37″ O
Colhidas em Barcarena, às margens do rio Acará, no Pará, as amêndoas de cacau desta floresta primária, densa e de enorme biodiversidade, apresentam características sensoriais diferenciadas devido ao seu terroir de origem. Exímio mateiro e profundo conhecedor da floresta, Manoel do Carmo Monteiro da Silva, o ribeirinho Xiba, busca a excelência e a perfeição em sua fermentação, que suaviza a adstringência e a acidez do cacau da variedade Maranhão e expõe toda sua potência sensorial, como cítrico complexo, mel e flor, conferindo traços da sua própria empatia, pureza e docilidade ao intenso cacau desta barra de chocolate.
Origem do Cacau: Barcarena - Rio Acará - Pará - Amazônia - Brasil
xiba
65% CACAU
Cupulate AMABELA - 65% Cupuaçu
Coordenadas geográficas do local de colheita do cupuaçu:
01° 09′ 12″ S | 48° 14′ 29″ O
Originário da Amazônia, o cupuaçu colhido pela Associação de Mulheres Trabalhadoras Rurais do Município de Belterra, no Pará (AMABELA), é plantado em sistema agroflorestal. Com base nos saberes ancestrais dos povos da região, as sementes de cupuaçu são tratadas de modo tradicional, o que permite a permanência do sabor da fruta durante a fabricação do cupulate. Destaca-se no paladar a cremosidade, além do sabor cítrico e frutado desta barra.
Origem do Cacau: Belterra - Rio Tapajós - Pará - Amazônia - Brasil
AMABELA
65% CUPUAÇU
Kunkuni Cupulate - 70% Cupuaçu
Coordenadas geográficas do local de colheita do cupuaçu:
01° 13′ 27′′ S | 48° 17′ 38′′ O
Originário da Amazônia, o cupuaçu colhido pela comunidade de Colônia Chicano, em Santa Bárbara do Pará, no Pará, é plantado em sistema agroflorestal. Com base nos saberes ancestrais e ensinamentos dos povos que vivem na Amazônia, as sementes de cupuaçu são tratadas de um modo tradicional que provoca a permanência do sabor da fruta até a fabricação do Cupulate, oferecendo um sabor cítrico, frutado, cremoso e viciante a esta barra.
Origem do Cupuaçu: Santa Bárbara do Pará - Pará - Amazônia - Brasil
KUNKUNI CUPULATE
70% CUPUAÇU
Sakaguchi Cupulate - 70% Cupuaçu
Coordenadas geográficas do local de colheita do cupuaçu:
02° 24' 14.9" S | 48° 09' 59.3" O
Plantado em sistema agroflorestal por Noboru Sakaguchi, pai do agricultor Francisco Wataru Sakaguchi, o cupuaçu apresenta notas cítricas, frutadas, consistência cremosa e viciante. Francisco aplica a prática artística e espiritual da “Agricultura Natural” em sua propriedade, um sistema holístico guiado pela sabedoria intrínseca da natureza, que procura entender as relações físicas sutis e os vínculos espirituais que existem entre todos os elementos envolvidos no cultivo do alimento: a terra, o sol, a chuva, o vento, o agricultor, as pessoas que consomem o alimento e a sociedade em que vivem. Seu propósito é nutrir a saúde e o bem-estar de todos os elementos.
Origem do Cupuaçu: Tomé-Açu - Pará - Amazônia – Brasil
SAKAGUCHI CUPULATE
70% CUPUAÇU
Biscoito de castanha do Pará com puxuri e flor de sal coberto com chocolate 60% cacau
Coordenadas geográficas do local de colheita do cacau:
02° 24′ 53″ S | 48° 8′ 60″ O
Descubra e compartilhe os sabores únicos da floresta com os biscoitos artesanais de castanha do Pará. Salpicados com flor de sal e puxuri, especiaria nativa da Amazônia, que traz notas de cravo e anis-estrelado, os biscoitos são cobertos com chocolate 60% cacau. A castanha, o puxuri e o cacau são provenientes do sistema agroflorestal da propriedade de Francisco Sakaguchi, em Tome-Açú (Pará).
Origem do cacau, da castanha e do puxuri:
Tomé-Açu - Pará - Amazônia - Brasil
Bombom de chocolate 60% cacau e café Apuí
Coordenadas geográficas do local de colheita do cacau:
02° 24′ 53″ S | 48° 8′ 60″ O
Combinação perfeita de ingredientes e de respeito pela natureza em bombons elaborados com cacau 60% Sakaguchi e café Apuí, provenientes de produção orgânica e sustentável, em sistema agroflorestal na Amazônia. Descubra os bombons que sublinham a intensidade agradável do chocolate em harmonia com a acidez aromática do café.
Origem do cacau: Tomé-Açu - Pará - Amazônia - Brasil
Origem do café: Apuí - Amazonas - Amazônia - Brasil
Castanha do Pará coberta com chocolate 60% cacau e flor de sal
Coordenadas geográficas do local de colheita do cacau:
02° 24′ 53″ S | 48° 08′ 60″ O
As castanhas fornecidas pela comunidade de ribeirinhos agroextrativistas de Acará-Açu (Pará) são cobertas com chocolate 60% cacau agroflorestal Sakaguchi e ganham um toque especial de flor de sal para protagonizar em qualquer ocasião. Sabores surpreendentes que acompanham a crocância saudável e nutritiva da castanha e traduzem a força da sustentabilidade na Amazônia.
Origem do cacau: Tomé-Açu - Pará - Amazônia - Brasil
Origem da castanha: Acará-Açu - Rio Acará - Pará - Amazônia – Brasil
Biscoito de castanha do Pará com puxuri coberto com cupulate 70%
Coordenadas geográficas do local de colheita do cupuaçu:
2° 24′ 53″ S | 48° 8′ 60″ O
Descubra e compartilhe os sabores únicos da floresta com os biscoitos artesanais de castanha do Pará com puxuri, especiaria nativa da Amazônia, que traz notas de cravo e anis-estrelado, cobertos com cupulate 70% cupuaçu salpicados com flor de sal. A castanha, o puxuri e as amêndoas de cupuaçu são provenientes do sistema agroflorestal da propriedade de Francisco Sakaguchi, em Tomé-Açu (Pará).
Origem do cupuaçu, da castanha e do puxuri:
Tomé-Açu - Amazônia - Brasil
Castanha do Pará coberta com cupulate 70% cupuaçu e flor de sal
Coordenadas geográficas do local de colheita do cupuaçu:
2° 24′ 53″ S | 48° 8′ 60″ O
As castanhas fornecidas pela comunidade de ribeirinhos agroextrativistas de Acará-Açu (Pará) são cobertas com cupulate 70% cupuaçu agroflorestal Sakaguchi e ganham um toque especial de flor de sal para protagonizar em qualquer ocasião. Sabores surpreendentes que acompanham a crocância saudável e nutritiva da castanha e traduzem a força da sustentabilidade na Amazônia.
origem do cupuaçu: Tomé-Açu - Pará – Amazônia – Brasil
origem da castanha: Acará-Açu – Rio Acará - Pará - Amazônia – Brasil
Ovo de Páscoa Chocolate Bom Jardim 65% cacau
Coordenadas geográficas do local de colheita do cacau:
01° 37′ 39.06′′ S | 48° 27′ 43.95′′ O
Neste Ovo de Páscoa, os ingredientes de origem chegam pelas mãos da nossa comunidade ribeirinha parceira Bom Jardim (Barcarena - Pará): casca do ovo de chocolate 65% cacau, com notas cítricas, florais e de mel, acompanhada de biscoitos de castanha do Pará com puxuri, especiaria nativa da Amazônia, cobertos com chocolate 60% cacau e salpicados com flor de sal; ingredientes cultivados em sistema agroflorestal por Francisco Sakaguchi (Tomé-Açu - Pará).
Origem do Cacau: Barcarena - rio Acará - Pará - Amazônia - Brasil
bom jardim
65% CACAU
Ovo de Páscoa Sakaguchi ao Leite - 56% Cacau
Coordenadas geográficas do local de colheita do cacau:
02° 24′ 53″ S | 48° 08′ 60″ O
Neste Ovo de Páscoa, os ingredientes de origem chegam pelas mãos da nossa comunidade parceira Sakaguchi (Tomé-Açu - Pará): casca do ovo de chocolate ao leite Sakaguchi 56% cacau acompanhada de biscoitos de castanha do Pará com puxuri, especiaria nativa da Amazônia, cobertos com chocolate 60% cacau e salpicados com flor de sal. Todos os ingredientes são cultivados em sistema agroflorestal por Francisco Sakaguchi.
Origem do Cacau: Tomé-Açu - Pará - Amazônia - Brasil
SAKAGUCHI AO LEITE
56% CACAU
Ovo de Páscoa Chocolate Branco Altamira
Coordenadas geográficas do local de colheita do cacau:
02° 24′ 53″ S | 48° 08′ 60″ O
Neste Ovo de Páscoa, os ingredientes de origem chegam pelas mãos da nossa comunidade parceira da Cooperativa Central de Produção Orgânica da Transamazônica e Xingu - CEPOTX (Altamira - Pará): casca do ovo de chocolate branco feito a partir de manteiga de cacau orgânica de pequenos agricultores acompanhada de biscoitos de castanha do Pará com puxuri, especiaria nativa da Amazônia, cobertos com chocolate 60% cacau e salpicados com flor de sal, confeccionados com ingredientes cultivados em sistema agroflorestal por Francisco Sakaguchi (Tomé-Açu - Pará).
Origem da Manteiga de Cacau: Altamira - Pará - Amazônia - Brasil
CHOCOLATE BRANCO
ALTAMIRA
Caixa Sabores e Saberes da Amazônia - 380g - MIX 1
Coordenadas geográficas do local de colheita do cacau: 02° 24′ 53″ S | 48° 08′ 60″ O
Coordenadas geográficas do local de colheita do cupuaçu: 01° 13′ 27′′ S | 48° 17′ 38′′ O
Conheça os sabores surpreendentes que traduzem os saberes da Amazônia nesse delicioso mix de chocolates sortidos com ingredientes nativos em combinações inusitadas desenvolvidas em parcerias que contribuem com o bem viver das comunidades tradicionais - os verdadeiros guardiões da floresta. Essa caixa de presentes SABORES E SABERES DA AMAZÔNIA é composta por:
- Biscoitos artesanais de castanha do Pará com puxuri, especiaria nativa da Amazônia, cobertos com chocolate 60% cacau e salpicados com flor de sal;
- Bombons de chocolate ao leite (56% cacau) que oferecem o sabor único e diferenciado da biodiversidade da Amazônia;
- Castanhas cultivadas na comunidade de ribeirinhos agroextrativistas de Acará-Açu (Pará), cobertas com chocolate 60% cacau agroflorestal Sakaguchi e um toque especial de flor de sal;
- Bombons de cupulate (75% cupuaçu) com cupuaçu cultivado em sistema agroflorestal pela comunidade de Colônia Chicano, no Pará.
Origem do Cacau: Tomé-Açu – Pará – Amazônia - Brasil
Origem da Castanha do Pará: Acará-Açu - Rio Acará – Pará – Amazônia – Brasil
Origem do Cupuaçu: Colônia Chicano – Santa Bárbara do Pará – Pará – Amazônia – Brasil
Caixa Sabores e Saberes da Amazônia - 380g - MIX 2
Coordenadas geográficas do local de colheita do cacau: 02° 24′ 53″ S | 48° 08′ 60″ O
Coordenadas geográficas do local de colheita do cupuaçu: 01° 13′ 27′′ S | 48° 17′ 38′′ O
Conheça os sabores surpreendentes que traduzem os saberes da Amazônia nesse delicioso mix de chocolates sortidos com ingredientes nativos em combinações inusitadas desenvolvidas em parcerias que contribuem com o bem viver das comunidades tradicionais - os verdadeiros guardiões da floresta. Essa caixa de presentes SABORES E SABERES DA AMAZÔNIA é composta por:
- Biscoitos artesanais de castanha do Pará com puxuri, especiaria nativa da Amazônia, cobertos com cupulate 70% cupuaçu e salpicados com flor de sal;
- Bombons de chocolate ao leite (56% cacau) que oferecem o sabor único e diferenciado da biodiversidade da Amazônia;
- Castanhas cultivadas na comunidade de ribeirinhos agroextrativistas de Acará-Açu (Pará), cobertas com cupulate 70% cupuaçu agroflorestal Sakaguchi e um toque especial de flor de sal;
- Bombons de cupulate (75% cupuaçu) com cupuaçu cultivado em sistema agroflorestal pela comunidade de Colônia Chicano, no Pará.
Origem do Cacau: Tomé-Açu – Pará – Amazônia - Brasil
Origem da Castanha do Pará: Acará-Açu - Rio Acará – Pará – Amazônia – Brasil
Origem do Cupuaçu: Colônia Chicano – Santa Bárbara do Pará – Pará – Amazônia – Brasil
Caixa Sabores e Saberes da Amazônia - 380g - MIX 3
Coordenadas geográficas do local de colheita do cacau: 02° 24′ 53″ S | 48° 08′ 60″ O
Conheça os sabores surpreendentes que traduzem os saberes da Amazônia nesse delicioso mix de chocolates sortidos com ingredientes nativos em combinações inusitadas desenvolvidas em parcerias que contribuem com o bem viver das comunidades tradicionais - os verdadeiros guardiões da floresta. Essa caixa de presentes SABORES E SABERES DA AMAZÔNIA é composta por:
- Biscoitos artesanais de castanha do Pará com puxuri, especiaria nativa da Amazônia, cobertos com chocolate 60% cacau e salpicados com flor de sal;
- Bombons de chocolate ao leite (56% cacau) que oferecem o sabor único e diferenciado da biodiversidade da Amazônia;
- Castanhas cultivadas na comunidade de ribeirinhos agroextrativistas de Acará-Açu (Pará), cobertas com chocolate 60% cacau agroflorestal Sakaguchi e um toque especial de flor de sal;
- Bombons de chocolate (78% cacau), com notas de frutas secas, madeira e castanhas, que transmitem a força e a potência da Amazônia.
Origem do Cacau: Tomé-Açu - Pará– Amazônia - Brasil
Origem da Castanha do Pará: Acará-Açu - Rio Acará – Pará – Amazônia – Brasil