JARI_site.jpg
vale.png
JARI_arte.png

O cacau nativo utilizado nesta barra provém de densas florestas primárias de diferentes unidades de conservação do Vale do Jarí. Constantemente ameaçada pela atividade humana, a região de aproximadamente 2 milhões de hectares tem grande importância social e ambiental. Nesta imensidão verde, pequenas comunidades atuam como mantenedoras dos recursos naturais utilizando técnicas sustentáveis no agroextrativismo de produtos florestais. Com flora e fauna exuberantes, o Vale do Jarí revela sua biodiversidade neste chocolate de textura macia e sabor único, que remete a nozes e frutas desidratadas.

A imensidão verde é a fonte de inspiração desta barra de chocolate, fabricada com cacau nativo das florestas das unidades de conservação do Vale do Jarí. A região de aproximadamente 2 milhões de hectares é de suma importância na preservação de espécies da fauna e da flora brasileiras e também o lar de dezenas de comunidades, que trabalham com produtos florestais utilizando técnicas sustentáveis no agroextrativismo.

A riqueza e a complexidade da biodiversidade da área motivam o chocolatier César De Mendes na procura por cacau em toda a extensão do Vale, com o apoio da Fundação Jarí. Com larga experiência no manejo da castanha do Pará, a comunidade Recreio é a responsável pelas amêndoas utilizadas nesta barra. Às margens do rio Paru, cerca de 400 pessoas atuam como mantenedoras dos recursos naturais, integrando o sustento econômico à preservação.  

 

De Mendes potencializa ao máximo as características únicas das amêndoas do Vale do Jarí em um chocolate com 65% de cacau, textura macia e sabor que remete a nozes e frutas desidratadas.

IMPACTO SOCIAL E AMBIENTAL

O manejo dos produtos florestais na comunidade Recreio impacta cerca de 400 pessoas, que, ao exercerem atividades sustentáveis no agroextrativismo, ajudam a preservar uma região habitada por muitos animais e espécies vegetais. Da colheita à produção, buscamos ser responsáveis, solidários e socioeconomicamente justos. 

 

OUTROS INGREDIENTES E FORNECEDORES

- Açúcar Mascavo: ffornecido pela COPAVI – Cooperativa de Produção Agropecuária Vitória, localizada em Paranacity, no noroeste do estado do Paraná. Fundada em 1993, a partir do assentamento Santa Maria, de apenas 236 hectares e 61 habitantes, a COPAVI é a experiência mais longeva na produção coletiva e solidária do Paraná.

 

Chocolate Vale do Jarí - 65% Cacau

Coordenadas geográficas do local de colheita do cacau: 1° 37′ 39.06″ S | 48° 27′ 43.95″

Vale do Jarí - Pará e amapá - Amazônia – Brasil