top of page
PRISMA_CAFE.jpg
Biscoitos413.png

Bombom de chocolate 60% cacau e café Apuí 

Coordenadas geográficas do local de colheita do cacau:

 2° 24′ 53″ S | 48° 8′ 60″ O

Origem do cacau: Tomé-Açu - Pará - Amazônia - Brasil

Origem do café: Apuí - Amazonas - Amazônia - Brasil

Combinação perfeita de ingredientes e de respeito pela natureza em bombons elaborados com cacau 60% Sakaguchi e café Apuí, provenientes de produção orgânica e sustentável, em sistema agroflorestal na Amazônia. Descubra os bombons que sublinham a intensidade agradável do chocolate em harmonia com a acidez aromática do café.

O terroir amazônico e a forma de plantio dos ingredientes são destaques nos bombons com café da linha Povos da Floresta De Mendes. 

 

Plantado em sistema agroflorestal por Francisco Wataru Sakaguchi, em Tomé-Açu, no Pará, o cacau utilizado na formulação do chocolate 60% Sakaguchi une-se ao café Apuí - proveniente de produção orgânica e sustentável, na cidade de Apuí, no Amazonas - em bombons que refletem o esforço de pequenos produtores para manter a floresta em pé.

Francisco é filho do visionário engenheiro florestal Noboru Sakaguchi, que se mudou para o Brasil em meados do século XX e plantou uma floresta em que hoje são colhidas mais de 80 frutíferas, com árvores frondosas e uma biodiversidade notável. A área é exemplo de regeneração por meio do sistema agroflorestal de plantio depois de sucessivos fracassos de gerações anteriores no cultivo de monoculturas. 

 

A partir do legado de ensinamentos e aprendizados oriundo do seu pai, além de seu profundo conhecimento sobre a mata e sua conexão com a natureza, Francisco Sakaguchi considera-se atualmente um extrativista e não mais um agricultor. Ele aplicou a “Agricultura Natural”, sistema holístico que é guiado pela sabedoria intrínseca da natureza, em grande parte de sua propriedade.

 

WhatsApp Image 2021-12-15 at 10.34.18 (1).jpeg
WhatsApp Image 2021-12-15 at 12.24.46.jpeg
WhatsApp Image 2021-12-15 at 10.34.20.jpeg

“As terras da região de Apuí eram ocupadas por pasto, depois de derrubarem a floresta para colocar o gado. Depois de algum tempo, o projeto ficou inviável e os donos do investimento abandonaram a terra. Com isso, caboclos e ribeirinhos do rio Amazonas tomaram conta do lugar e começaram a reflorestar por conta própria. Uma dessas atividades de regeneração da floresta foi o plantio do café, que ocorreu quando as árvores já estavam em estágio médio de crescimento. Sabe-se que o plantio sombreado, em meio às árvores, no sistema agroflorestal, garante mais qualidade e sabor ao café”, conta o chocolatier César De Mendes.

 

O trabalho das mais de 30 famílias produtoras ajuda a recuperar áreas desmatadas, em uma cadeia produtiva sustentável, que gera renda para centenas de agricultores e agricultoras de Apuí.  

 

Na fábrica De Mendes, em Colônia Chicano (Santa Bárbara do Pará), o cacau é moído juntamente com o pó do café, para que a base do bombom fique mais fluida e exalte o sabor do café. 

O café orgânico e certificado é da variedade Robusta, tem forte presença e gosto acentuado, e combina muito bem com o intenso chocolate Sakaguchi, feito com cacau da variedade Maranhão. Suas notas de tanino são bastante presentes, harmonizando muito bem com a acidez do café. Como resultado, um bombom sólido, marcante, com agradável sabor que persiste na boca. Ideal para manhãs e tardes de atividades que pedem concentração e prazer. 

Biscoitos382.jpg
Biscoitos398.jpg

OUTROS INGREDIENTES

Açucar demerara, manteiga de cacau e café robusta. 

bottom of page