fundo.jpg
logo_cacau.png

BARRAS

Sakaguchi e Sakaguchi ao Leite

FRANCISCO SAKAGUCHI 

REPRESENTANTE

COMUNIDADE

CAMTA - Tomé-Açú - Pará

"Eu sou um continuador do legado do meu pai, o

mentor intelectual do sistema agroflorestal" 

Produtor-Sakaguchi-scaled.jpg
fundo.jpg

VÍNCULO COM A TERRA

ICON4.png
FUNDO_SAKAGUCHI.jpg

“Na agricultura natural, existe uma influência muito grande da natureza no sabor e no aroma das frutas e, por consequência, do produto dessas frutas. Dentro de um ambiente harmônico, você não força ninguém a produzir nada e sim deixa que a Natureza siga seu ritmo. Desde moleque, meu pai me pedia que eu fizesse o processo de fermentação do cacau. Até por isso, tenho uma sensibilidade aguçada, que fui desenvolvendo na prática, sentindo o cheiro, olhando o aspecto físico do cacau, apertando as amêndoas, olhando, a gente desenvolve esses sentidos de uma forma muito peculiar”. 

fundo.jpg
ICON1.png

CONTRIBUIÇÃO/TRANSFORMAÇÃO

FUNDO_SAKAGUCHI_3.jpg

“Me sinto continuador de um legado que meu pai deixou. O sistema agroflorestal criou raízes aqui em Tomé-Açú, os agricultores cuidam da própria terra, mas acredito que inovações dentro dessa cadeia produtiva ainda estão por surgir por aqui. Pensando na agricultura no geral, em nosso país, acredito que seja inevitável que as pessoas entendam que o sistema agroflorestal é o melhor caminho, principalmente para a fruticultura”. 

FUNDO_SAKAGUCHI_2.jpg

“Eu tinha interesse e curiosidade em como fazer chocolate e como a Cooperativa Mista de Agricultores de Tomé-Açú, a CAMTA, da qual fui diretor,  poderia entrar nesse ramo. Mas eu não entendia nada de chocolate e nem como começar a tentar uma produção. Em 2012, conheci o trabalho do César, fomos nos aproximando, acabei apresentando nosso cacau e ele decidiu fazer o chocolate. Eu achei o máximo ver o nome da nossa família no chocolate da De Mendes. Sempre foi um sonho acalentado. Ser parceiro comercial da empresa de César é uma grande honra e um grande portal para os meus produtos.
 

fundo.jpg
ICON3.png

RELAÇÃO COM A DE MENDES

FUNDO_SAKAGUCHI.jpg

"Existem algumas pessoas falando que o sistema agropecuário extensivo do Brasil é uma ameaça para o sistema, mas isso é apenas uma ótica da coisa".

fundo.jpg
ICON6.png

PREOCUPAÇÃO/AMEAÇA

fundo.jpg
ICON2.png

Sonho/Futuro

FUNDO_SAKAGUCHI_3.jpg

"Meu sonho é que o Brasil reconheça o sistema como área permanente de preservação ou reserva ambiental, então nossa agropecuária poderá andar de mãos dadas com o sistema".