top of page
AOLEITE.jpg
aoleite.png
bufala_arte.png

Plantado em sistema agroflorestal por Francisco Wataru Sakaguchi, o cacau colhido em Tomé-Açu, no Pará, apresenta suaves notas de frutas secas, madeira e castanhas. Esta barra é resultado da “Agricultura Natural” aplicada na propriedade da família Sakaguchi, em que são consideradas as relações físicas sutis e os vínculos espirituais envolvidos no cultivo do alimento. O conforto sensorial do chocolate ao leite é alcançado pelas mãos do chocolatier De Mendes, que preza pelo equilíbrio dos ingredientes para trazer uma nova percepção ao tradicional Sakaguchi. 

O chocolate Sakaguchi ao Leite é a versão mais cremosa da barra que homenageia uma família japonesa que tem relação histórica com a região onde fincaram as suas raízes. Plantado em sistema agroflorestal por Francisco Wataru Sakaguchi, o cacau colhido em Tomé-Açu, no Pará, é a base para o preparo de um chocolate caracterizado pelo conforto sensorial. 

 

Francisco é filho de um engenheiro florestal chamado Noboru Sakaguchi, que se mudou para o Brasil em meados do século XX e plantou uma floresta em que hoje são colhidas mais de 80 frutíferas, com árvores frondosas e uma biodiversidade notável. A área é exemplo de regeneração por meio do sistema agroflorestal de plantio depois de sucessivos fracassos de gerações anteriores no cultivo de monoculturas. 

 

Com o legado de ensinamentos e aprendizados de seu pai, além de seu profundo conhecimento da mata e conexão com a natureza, Francisco Sakaguchi considera-se atualmente um extrativista e não mais um agricultor. Ele aplicou a “Agricultura Natural” em grande parte de sua propriedade, um sistema holístico que é guiado pela sabedoria intrínseca da natureza. 

Para esta barra, o chocolatier César De Mendes desenvolveu uma composição que respeita os ativos dos ingredientes (cacau, manteiga de cacau e leite integral) e encontrou a proporção ideal para fazer um chocolate com cremosidade sem perder as notas de frutas secas, madeira e castanhas, herdadas do cacau da família Sakaguchi. 

IMPACTO SOCIAL E AMBIENTAL

Este trabalho impacta diretamente mais de 100 pessoas e contribui para manter em pé 400 hectares de floresta. Da colheita à produção, buscamos ser responsáveis, solidários e socioeconomicamente justos. 

 

OUTROS INGREDIENTES

Açúcar demerara, leite em pó integral, manteiga de cacau.



 

Sakaguchi 1.JPG
SAKAGUCHI (1).jpg
Sakaguchi e Cesar (1).JPG

Sakaguchi Ao Leite - 47% Cacau

Coordenadas geográficas do local de colheita do cacau: 2° 24′ 53″ S | 48° 8′ 60″ O

Tomé-Açu - Pará - Amazônia - Brasil

bottom of page