fundo.jpg
logo_cacau.png

BARRA

cupulate AMABELA

Selma ferreira da costa

REPRESENTANTE

COMUNIDADE

Ass. de mulheres trabalhadoras rurais de belterra - BELTERRA - PARÁ

"Usamos as amêndoas de cupuaçu como condutoras dos nossos sabores e saberes"

_MG_7625.JPG
fundo.jpg

VÍNCULO COM A TERRA

ICON4.png
FUNDO_AMABELA2.jpg

“No final de 2015 para 2016, na safra do cupuaçu, vimos que eram jogadas sacadas e sacadas de sementes de cupuaçu, do qual se aproveita mais a polpa, mas que é quase toda semente. Pensamos em aproveitar isso do nosso jeito: botamos no sol, torramos, ficou cheiroso, sentimos os sabores vindo das sementes e começamos a criar os saberes dentro dessas sementes. Foi aí que surgiu o cupulate. Ele era bem parecido com o chocolate, e começamos a fazer brigadeiro, tortas, rosquinhas”.

FUNDO_AMABELA3.jpg

“Um belo dia o Sr. De Mendes foi nos visitar com uma equipe de estudantes, e ele se deparou com o nosso cupulate. Provou, gostou e ficou. Ele faz parte de um pedaço da nossa história. Ele fortalece a AMABELA, enriquece nosso trabalho e aumenta a expectativa das mulheres, mostrando que as amêndoas do cupuaçu tem um grande potencial no mercado. Nós não temos fins lucrativos, temos grandes dificuldades, mas estamos aqui. Agradecemos a forma aberta da De Mendes de trabalhar com a gente”.

fundo.jpg
ICON3.png

RELAÇÃO COM A DE MENDES

fundo.jpg
ICON1.png

CONTRIBUIÇÃO/TRANSFORMAÇÃO

FUNDO_AMABELA.jpg

“Em 2015, criamos a AMABELA para lutar pela agroecologia e pelo empoderamento feminino. Discutir pautas feministas, entendemos as dificuldades das mulheres trabalhadoras rurais e mostramos a importância que a mulher rural tem dentro da sociedade. As mulheres que passam pela AMABELA se fortalecem, muitas já tomaram seus caminhos, andaram com as próprias pernas e isso é muito valioso. A nossa união fez uma força muito grande, e isso foi bastante contribuição de cada mulher, que resolveu se aceitar e enfrentar o desafio e se fortaleceu uma na outra. Então acho que a maior contribuição foi esse fortalecimento, uma acreditou na outra e juntas conseguimos transformar muitas coisas, transformar muitas vidas". 

Contribuição
00:00 / 00:34
MULHERES_arte.png
FUNDO_AMABELA2.jpg

"Nós lutamos muito pelas sementes crioulas, sem agrotóxico, 100% natural. Mas falar sobre isso é muito difícil porque vivemos em um país em que os grandes negócios estão invadindo nossa história. A gente se deparou com muita dificuldade para encontrar semente crioula e vimos também que estão em extinção, essas sementes que germinam vida”. 

fundo.jpg
ICON6.png

PREOCUPAÇÃO/AMEAÇA

fundo.jpg
ICON2.png

Sonho/Futuro

FUNDO_AMABELA.jpg

"O maior sonho é que as mulheres da agricultura familiar possam, daqui a 4 ou 5 anos, estar sendo contempladas de uma forma bem direta pela escoação dos seus produtos. Porque se a gente consegue plantar, produzir e escoar o produto, vamos também conseguir ver na nossa terra, no nosso território, uma vida mais digna e um futuro mais feliz. Espero que a AMABELA consiga crescer, evoluir, que as mulheres tenham mais formação, capacitação, e, com isso, uma melhor qualidade de vida"

Sonho
00:00 / 01:05
MULHERES_arte.png