fundo.jpg
logo_cacau.png

BARRA

yanomami-YE'kwana

Julio Ye'kwana

PESSOA REPRESENTANTE

COMUNIDADE/LOCALIZAÇÃO

Yanomami-Ye'kwana - roraima

"Nosso trabalho vai multiplicar os pés de cacau nativo que existem aqui na comunidade"

Yanomami.jpeg
fundo.jpg

VÍNCULO COM A TERRA

ICON4.png
FUNDO_yanomami2.jpg

esperando resposta ISA

fundo.jpg
ICON1.png

CONTRIBUIÇÃO/TRANSFORMAÇÃO

FUNDO_yanomami2.jpg

“É muito importante desenvolver esse trabalho porque hoje em dia nossa terra está destruída pelo garimpo, então nós estamos tentando tirar os jovens do envolvimento com o garimpo. Este projeto com cacau nativo é uma alternativa ao garimpo. Vai ser bom também para que todas as comunidades envolvidas tenham recursos e possam trabalhar sem precisar sair para a cidade em busca de emprego.”

FUNDO_yanomami.jpg

“A gente aprendeu muito com o Mendes. Ele nos mostrou o valor do chocolate. Ele ensinou a comunidade como fazer a fermentação e a secagem e os cuidados com as plantas nativas também. A parceria com ele e com a empresa De Mendes está sendo muito legal.”

fundo.jpg
ICON3.png

RELAÇÃO COM A DE MENDES

FUNDO_yanomami.jpg

“A comunidade está preocupada hoje porque o garimpo aumentou muito nas nossas terras. Os jovens não conseguem estudar e acabam se envolvendo com o garimpo. As comunidades estão ficando vazias, e os familiares ficam preocupados com esses filhos que não conseguem estudar.”

fundo.jpg
ICON6.png

PREOCUPAÇÃO/AMEAÇA

fundo.jpg
ICON2.png

Sonho/Futuro

FUNDO_yanomami2.jpg

“A gente quer melhorar e ajudar as comunidades, desenvolver atividades, ter recurso para cada família poder comprar suas coisas. Hoje em dia a gente precisa de algumas ferramentas, como facão, para trabalhar e anzol para pescar. Pensando nisso, a gente sempre quis desenvolver esse trabalho com o cacau. E ele vai ser muito legal porque a gente não vai derrubar nada de mato, não vai destruir. A gente vai multiplicar os pés de cacau nativo que existem aqui na nossa comunidade, nesta região, e continuar trabalhando com os parceiros, com o ISA principalmente, que está dando apoio com este projeto.”