fundo.jpg
logo_cacau.png

BARRA

ACARÁ-AÇU

Zeno Julio Moreira Gemaque

REPRESENTANTE

COMUNIDADE

Acará-Açu - Pará

"meu sonho é que um dia as pessoas das comunidades ribeirinhas sejam reconhecidas pelo impacto positivo que causam no  mundo"

_MG_7642.JPG
fundo.jpg

VÍNCULO COM A TERRA

ICON4.png
FUNDO_ACARA.jpg

"A importância desse projeto é melhorar a qualidade de vida das pessoas, sem causar nenhum tipo de agressão à cultura e ao modo de viver delas. Podemos ser um canal e dar voz aos que vivem aqui."

FUNDO_ACARA3.jpg

“O De Mendes abraçou a causa desde o começo e se colocou muito à disposição. Ele foi para a nossa região, visitou comigo as pessoas da comunidade e me deu todo o treinamento de fermentação. Isso me motivou porque eu vi que ele era uma pessoa muito interessada e dedicada no que faz. A partir daí, a gente começou a traçar esses objetivos. Cada vez mais eu acredito nesse trabalho. Outras pessoas também estão abraçando a causa, estão plantando mais cacau e se sentem mais felizes e mais confiantes.”

00:00 / 01:04
MULHERES_arte.png
fundo.jpg
ICON3.png

RELAÇÃO COM A DE MENDES

fundo.jpg
ICON1.png

CONTRIBUIÇÃO/TRANSFORMAÇÃO

FUNDO_ACARA2.jpg

“Como líder comunitário, eu vi no cacau uma oportunidade de fazer com que as pessoas melhorassem a qualidade de vida, sem afetar a cultura, a história que já existe ali, com a natureza e com o meio ambiente. É uma oportunidade de melhorar não só financeiramente, mas que se sintam mais capazes, ganhem mais perspectiva de vida, preservando e mantendo aquela floresta, aquele ecossistema.”

00:00 / 01:00
MULHERES_arte.png
FUNDO_ACARA.jpg

“É o desmatamento de forma exagerada em áreas de várzea para a prática da monocultura do açaí. Não que o açaí seja ruim, mas quando as pessoas fazem isso sem nenhum tipo de informação, sem nenhum pensamento no desequilíbrio que eles estão causando, eu vejo aí um problema bem na nossa cara. Isso vai gerar um grande impacto ambiental e, consequentemente, socioeconômico, porque a hora que isso perder o equilíbrio vai gerar sérios problemas. Outra preocupação é a plantação de cacau de outras regiões aqui nas nossas terras. Nosso cacau é de ótima qualidade, de alta produtividade e começaria a perder toda a beleza caso não seja um cacau nativo e sim híbrido.”

00:00 / 01:46
MULHERES_arte.png
fundo.jpg
ICON6.png

PREOCUPAÇÃO/AMEAÇA

fundo.jpg
ICON2.png

Sonho/Futuro

FUNDO_ACARA2.jpg

"Meu maior objetivo com todo o trabalho que eu faço ali, tanto na castanha como com o cacau, é tentar fazer com que as pessoas tenham orgulho, prazer em ser reconhecido como nativo, como os povos originários daquela região, e que se tornem verdadeiros guardiões daquela natureza, daquele rio, daquela localidade. E claro, que essas pessoas sejam também recompensadas financeiramente por todo o trabalho que fazem, explorando de forma correta e consciente a região, e tenham uma melhora significativa da qualidade de vida.”

00:00 / 01:10
MULHERES_arte.png